Pesquisa de campo é uma solução que integra ferramentas de software e servidores para fins de coleta de dados em campo (offline) com uso de tablets e smartphones. Esta apresentação demonstra como funciona todo o processo em suas respectivas etapas. 
Como funciona
O arquivo Formulário
2/9Servidor
O servidor, conhecido como Agregador, fica instalado nas nuvens. Ele funciona como aplicação para estruturação dos dados submetidos dos diversos dispositivos e também como repositório de dados. Além disso, o Agregador funciona como serviço de entrega de formulários em branco (ou alterações), de forma a preservar o pessoal de campo no campo. 
Este primeiro formulário, vazio, sem dados preenchidos, chamamos de:  Formulário em Branco
fica hospedado noAgregador
Os registros enviados ao servidor são conhecidos como submissões. O servidor de agregação pode receber simultaneamente N registros de N pesquisadores de N locais diferentes. A submissão é feita clicando no botão de submissão.  As submissões podem ser feitas de forma cíclica e periódica, enquanto durar a amostragem.
6/9Submissões
DoCampo ou doEscritório As Submissões dos questionários preenchidos no dia podem ser feitas de hora em hora ou duas vezes por dia, diariamente ou semanalmente. Neste momento os tables precisam estar conectados via 3G, 4G ou Wifi
7/9Sala de situação
A sala de situação mostra a atualização diária dos números parciais da pesquisa. Os gráficos da sala de situação são chamados de dashboards. Eles permitem detalhamentos específicos por perfil de produto e/ou entrevistado.   A sala de situação pode ser publicada online ou para download no computador do cliente. No final há a consolidação dos dados na forma de planilhas tabuladas.
fonte hipotética
8/9Resumo da ópera
O questionário se torna um formulário eletrônico que vai para o servidor para a equipe de campo baixar nos seus dispositivos...
A equipe vai para o campo e periodicamente envia os furmulários preenchidos para o servidor...
A sala de situação é constantemente atualizada. No final da pesquisa (período de campo) são entregues planilhas tabuladas.
CliqueRecursos de campo
CliqueSala de situação
9/9Saiba mais
Recursos
Formulário com opção de múltiplos campos na mesma tela.
Formulário com opção de uma questão (campo) por tela. Observe a variação automática do teclado para cada tipo de campo: alfanumérico ou numérico.
Uma mesma questão com diferentes interações. A primeira, depois de responder, é necessário arrastar a tela para acessar a próxima questão. Na segunda opção, após responder, a tela corre automaticamente para a próxima questão. 
A mesma questão anterior em outros formatos, incluindo escolha única e escolhas múltiplas. A questão não é simplesmente de interface ou estética. É também organizacional, ou seja, como se comportará a estrutura da tabulação resultante.
A captura da informação de localização via GPS é uma ação consentida.  O resultado final das capturas GPS pode ser publicado na forma de "plotagem" de pontos em mapas.  Cada ponto dentro do mapa possui interatividade, mostrando outros dados da coleta correspondente.  Os dispositivos móveis devem possuir GPS interno para captura ou estarem conectados à rede celular 3G/ 4G. Ao lado, exemplo de tela para captura de data e hora.
Além de capturar fotos ou de escolher uma imagem dentro da galeria de fotos do dispositivo, o pesquisador pode fazer anotações e marcações para destacar algum aspecto específico da imagem. Assinaturas também podem ser capturadas na forma de imagens que ficam indexadas a cada registro do formulário.
Capturas de áudio e vídeo também são suportadas. Considerar o tamanho dos arquivos e a qualidade deles de acordo com as características dos dispositivos. Considerar também o tempo de upload das submissões dos áudios e, principalmente, dos vídeos. Considerar também os espaços de armazenagem tanto nos dispositivos, quanto nos servidores de agregação.
4 (anos)
New Text
Recursos de programação disponíveis:  - estrutura lógica (If, Else) possibilitando desvios de acordo com respostas coletadas em questões anteriores; - estrutura de repetição (Loop) variando de acordo com o valor respondido anteriormente;  - estruturas de dataset - carregamento prévio de dados estáticos ou dinâmicos; - máscaras de entrada de dados para validar (criticar) preenchimentos de acordo com o tipo de informação que se pretende; - auditagem por unidade de dispositivo e tempo de duração de cada entrevista/pesquisa.
(crianças)
Dashboards são formas gráficas dinâmicas, em tempo real, para apresentação de informações com interatividade. Case: cadastro de voluntários para cerimônias olímpicas Rio 2016
Sala de situação
Análises estatísticas e cruzamento de dados de forma rápida e produtiva. Case: evento em tempo real
Plotagem de dados, com interatividade, em mapas georreferenciados. Case por IP: audiência da transmissão web da final centro-oeste de futebol americano em Cuiabá em 2015. Case por CEP: distribuição geográfica de cadastro genérico de pessoas no DF. 
Evolução contendo número de registros cadastrados. Case: cadastro de voluntários para cerimônias olímpicas Rio 2016
Mineração de texto (text mining) para perguntas abertas e fechadas em pesquisa de campo. Case: evento
Gráfico de incidência de registros por participação em eventos anteriores.   Case: cadastro de voluntários para cerimônias olímpicas Rio 2016
5/9Campo
A equipe vai aCampo, mato, floresta, estrada, ferrovia, comunidade ribeirinha ou tradicional, sertão, ilha, estádio, show, evento, feira, audiência pública, periferia, cidade, etc...
3/9Dispositivos
ou  Tablets
É necessário estar conectado com 3G, 4G ou Wifi
A equipe baixa o Formulário Branco
nos seus respectivos  Smartphones
A preparação dos dispositivos é um momento importante a ser executada uma única vez. A equipe baixa tanto o aplicativo (APP) quanto o formulário que será aplicado. Fica disponível um breve tutorial de suporte  para configuração dos dispositivos. No tutorial é ensinado como configurar o aplicativo do tablet e como  apontar para o servidor agregador.
4/9Campo
Os dados das pesquisas de campo ficam gravados no tablet/ smartphone. Não há perda de dados. Cada registro corresponde a uma folha do caderninho de anotações, ou da antiga prancheta.  Periodicamente a transmissão desses registros pode ser feita direto do campo, ou do escritório. Basta conectar o dispositivo na internet via 3G, 4G ou Wifi. A pesquisa termina quando alcança a meta da amostragem.
A equipe vai aCampo
entrevistas/ coletasOffline
Não é necessário 3G, 4G ou Wifi
Convertido(s) paraFormulário(s)
O(s) seu(s) Questionário(s)
1/9Formulário
As soluções de pesquisa de campo se iniciam com a entrega do questionário em Word ou Excel. O questionário, por sua vez, é codificado para formato eletrônico e passamos a chamá-lo de formulário. Os formulários possuem um formato de código de marcação conhecido como XML.